top of page
Foto do escritorMichael

Entendendo a Poda: A Poda de Formação


E aí, pessoal! Tudo certo? Hoje a gente vai trocar uma ideia sobre um assunto super importante para quem ama cuidar das suas plantas: a poda. Mais especificamente, vamos falar sobre a pedra de formação. Se você é do time que gosta de deixar suas frutíferas bonitas e saudáveis, fica comigo que esse post é pra você!


Primeiramente, é bom saber que existem basicamente três tipos de poda: a poda de formação, a poda de frutificação e a poda de limpeza. Cada uma tem suas particularidades e objetivos. Mas, como o título do post já diz, hoje nosso foco vai ser a poda de formação. Então, bora lá!


O que é a Poda de Formação?


A poda de formação é o momento em que a gente vai começar a dar o formato desejado para a nossa planta. É como se estivéssemos moldando uma peça de barro: precisamos cuidar para que ela fique linda e funcione do jeito que a gente quer. Normalmente, essa primeira poda de formação acontece no viveiro, antes de levarmos a planta para o campo. Mas não se preocupe se você comprou uma muda que ainda não passou por isso – dá pra fazer essa poda no campo mesmo sem problemas.


tesoura poda

Como Fazer a Poda de Formação?


Agora, vamos às dicas práticas! A primeira coisa que você precisa fazer é cortar a gema apical da planta. Isso é importante porque vai estimular o crescimento das gemas axiais, aquelas que vão se transformar nos galhos que darão estrutura à planta. O corte na gema apical deve ser feito mais ou menos a 80 centímetros do solo. É interessante notar que, ao retirar essa gema, estamos controlando o crescimento vertical da planta e induzindo um crescimento mais equilibrado.


Então, após a poda, a nossa planta terá uma haste principal, que ficará com esses 80 cm. O legal é que, desse ponto, surgirão os galhos laterais – que chamamos de "gales" – e é aí que entra a criatividade! Para uma boa condução da planta, precisamos garantir que esses quatro galhos que vão nascer estejam distribuídos de forma harmoniosa. A dica é deixar cada galho em direções opostas, e com alturas diferentes. Isso vai ajudar a planta a se desenvolver com um formato bem bonito e equilibrado.


O Formato de Taça


Quando a gente olha a planta de cima, esse arranjo de galhos ao invés de um crescimento vertical desordenado irá formar um desenho que lembra uma taça. Essa estrutura não é só bonita, mas também funcional, já que permite uma melhor circulação de ar e luz entre os galhos, além de facilitar a frutificação.


Daqui a pouco, vamos continuar o papo sobre as podas, pois ainda temos muita coisa para aprender! No próximo vídeo, vou falar sobre a segunda etapa da poda de formação, e aí a gente continua moldando a nossa planta até atingir o formato ideal para que ela prospere e nos presenteie com frutas deliciosas.


Dicas Finais


Antes de encerrar, aqui vão algumas dicas rápidas: sempre use ferramentas limpas e afiadas para fazer os cortes, isso garante que a planta não fique propensa a doenças. E, claro, tenha paciência! As plantas precisam de tempo para se desenvolver e se adaptar às mudanças que fazemos. Com o tempo e o carinho certo, você vai ver sua frutífera se transformando na sua pequena obra-prima!


E se você curtiu esse conteúdo, não esquece de deixar aquele like e se inscrever no nosso canal. Isso ajuda muito na divulgação do nosso trabalho e traz mais pessoas para essa jornada incrível de cuidar das plantas! Até a próxima, pessoal! Vamos juntos nessa!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page